Habitação e Regularização Fundiária

Sehab entrega o 25º termo de liberação de hipoteca do IPERGS em 2023

Publicação:

Secretário Peruchin e a chefe da divisão de Carteira Habitacional do IPERGS, Carla Gut, e a mutuária Flávia com o termo em mãos - Foto: Nathalie Sulzbach
Por Nathalie Sulzbach/Ascom

Uma espera de mais de 40 anos teve fim nesta quarta-feira (18/10) para Flávia Brasil, filha de um ex mutuário da carteira habitacional do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS). O secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Fabrício Peruchin, assinou o termo de liberação de hipoteca do imóvel que o pai, ex-servidor da autarquia, quitou após 43 anos. A partir desse termo, ela adquire, além da posse, o direito de propriedade do imóvel, localizado em Porto Alegre. Outras 24 liberações de hipoteca do IPERGS foram assinadas este ano, em dez cidades.

“Com esse documento que assinamos hoje, Flávia e as irmãs passas a ter a propriedade de direito do bem, o que dá segurança jurídica e legitimidade às pessoas que por tantos anos pagaram pelo seu imóvel. Em muitos casos, como é o dela, ainda há um valor sentimental, pois ela ainda era criança quando o pai iniciou o financiamento e faleceu sem obter a propriedade de fato”, destacou o secretário da Sehab.

“Eu moro desde os sete anos lá, e meu pai faleceu no fim do ano passado. Eu vou fazer esforços para comprar – a parte das irmãs -, não quero vender”, explicou Flávia, que, emocionada, agradeceu a disponibilidade da equipe da Sehab. “Eu nunca tive problemas aqui, sempre me atenderam super bem, só tenho a agradecer a vocês”.

Em 2018, a gestão dos contratos de financiamento imobiliário firmados pelo IPERGS com servidores e empregados públicos foi transferida para a antiga secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, sendo hoje atribuição da Sehab.

SEHAB