Sehab participa da inauguração do modelo de 500 casas que serão doadas para o RS por movimento de empresários
Unidades habitacionais serão produzidas em uma fábrica temporária localizada na Ulbra, em Canoas
Publicação:
Na tarde deste sábado (3/8) em São Leopoldo, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, prestigiou a inauguração da casa modelo do Movimento União BR, entidade especialista em criar hubs de emergências para desastres climáticos e que reuniu dezenas de entidades e empresários para doar 500 unidades habitacionais para desabrigados pela enchente de maio no Rio Grande do Sul.
O evento foi realizado simultaneamente em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Na capital paulista contou com a presença do governador Eduardo Leite e foi transmitida ao vivo para o ato de lançamento realizado em paralelo, em São Leopoldo. A casa modelo ficará em exposição na Leroy Merlin da Av. Getúlio Vargas, em São Leopoldo.
Feitas em parceria com a SteelCorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax, as casas construídas pelo método light steel frame, serão produzidas em uma fábrica temporária localizada na Ulbra, em Canoas.
"Para além da doação propriamente dita, que vai chegar nas pessoas e vai transformar a vida delas, essa mobilização tem um efeito moral, porque injeta energia e uma sensação, uma percepção em cada um de nós, seja em quem está na vida pública, como eu, ou em cada um dos gaúchos de que não estamos sozinhos. Que a gente vai ser capaz de superar esse imenso desafio", afirmou Leite. "É muito mais do que o valor da casa ou de qualquer item que esteja sendo doado ou colocado lá. É o valor de impulsionar todo o povo de um Estado diante de um imenso desafio para a superação. Muito obrigado por esse gesto", completou o governador, em São Paulo.
Em São Leopoldo, o secretário Carlos Gomes, ressaltou o significado dessa doação. “Essa enchente afetou a dignidade das pessoas, que precisaram ficar por um longo período em abrigos coletivos, essas casas vão resgatar essa dignidade. A reestruturação da vida dessas pessoas passa pela segurança habitacional e trabalhamos com afinco para devolver a felicidade de um lar a quem perdeu tudo. Nosso agradecimento a esse gesto de tantos empresários”.
Cada casa terá custo de R$ 110 mil. As unidades medem 44 metros quadrados e têm dois dormitórios. Serão entregues com todos os acabamentos, louças de banheiro e eletrodomésticos. O movimento ainda fará esforço extra de arrecadação para custear o mobiliário. O Instituto Mulher em Construção irá capacitar mulheres para atuar nas obras, gerando também emprego e renda para o Rio Grande do Sul.
A seleção das famílias beneficiadas será feita pelas prefeituras, a partir do cadastro das necessidades nas áreas locais de assistência social. O governo do Estado atua no alinhamento com os Executivos municipais para escolha e doação dos terrenos. No evento em São Paulo, Leite e Tatiana Monteiro de Barros, presidente do Movimento União BR, anunciaram que as primeiras 50 casas deverão ser destinadas ao município de Muçum.
Batizado de Reconstrução RS - Habitação, o projeto reuniu recursos para a produção das casas por meio de doações encaminhadas ao União BR, de aproximadamente R$ 40 milhões de cerca de cem empresas e entidades. O movimento apoia o Rio Grande do Sul desde as enchentes de setembro do ano passado, tendo realizado parcerias com 40 organizações não governamentais (ONGs) locais e 30 cozinhas solidárias e coletivos, além da Defesa Civil estadual.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Ascom Sehab